Notícias AEV

Clube de Programação e Robótica AEV ficou apurado para a final nacional da 5.ª edição do Concurso de Clubes de Programação e Robótica

O Clube de Programação e Robótica AEV apresentou o projeto Cenários de Aprendizagem com o Robot Bot'n Roll e ficou apurado para a final nacional do Concurso Clubes de Programação e Robótica (CPR).
No encontro regional, que se realizou no dia 25 de maio no Agrupamento de Escolas de Rio Tinto, estiveram a concurso cerca de 24 projetos, distribuídos por 4 categorias designadamente Iniciação à Robótica, Veículos Robóticos, Objetos e Espaços Inteligentes e Tema Livre. Foram selecionados os 12 melhores, que irão participar no evento final, no próximo dia 3 de julho, em Lisboa.

Campanha do Banco alimentar contra a Fome - 25 e 26 de maio de 2019

Decorreu mais uma campanha de recolha de alimentos para o Banco Alimentar contra a Fome.
Foi uma atividade de sucesso, angariando-se grandes quantidades de géneros alimentícios nos três grandes supermercados de Arcos de Valdevez, Minipreço, Lidl, e Intermarché. Desta vez não houve recolha no Pingo Doce, devido a obras.
Esta iniciativa que já leva vários anos, realiza-se graças ao envolvimento do grupo de professores de EMRC do Agrupamento, dos alunos de todas as idades, dos Pais/Encarregados de Educação, dos professores e amigos da comunidade escolar, do grupo de catequese, voluntários e bem feitores da paróquia de Arcos de Valdevez Salvador.
O espírito da atividade é sempre pensar no outro, ser com o outro e sempre para o outro...

Bem hajam

Pelo grupo 290:
Rosa Maria Castro

Desporto Escolar | Campeonatos Nacionais Escolares Juvenis

Os Campeonatos Nacionais Escolares 2019 irão decorrer de 31 de Maio a 2 de Junho nos concelhos de Campo Maior e Elvas. Estarão em competição os alunos apurados nos Campeonatos Regionais das 5 Direcções de Serviços Regionais, nas diferentes modalidades.
Mais uma vez a EB/S de Arcos de Valdevez irá estar presente nestes Campeonatos, este ano com 5 alunos, acompanhados pela professora Isabel Rhodes.
No Atletismo vão competir os alunos Celina Peneda (80m barreiras), João Morado (salto em comprimento) e Viviana Cunha (1500m).
Na Natação vão competir os alunos Inês Lima (50m bruços, livres e mariposa) e o João Alves (100m estilos e 50m bruços e mariposa).

Boa Sorte e Parabéns!!!

A Coordenadora do Desporto Escolar | Paula Brites Cunha

Imagem-Campeonatos

 

foto1 543x768

Desporto Escolar | Ténis de Mesa - Torneio Individual e Badminton - Fase Distrital

Realizou-se, no dia 25 de Maio, o Torneio Individual de Ténis de Mesa em Paredes de Coura.
O nosso Agrupamento esteve presente com uma comitiva de 8 alunos (4 da EB Távora e 4 da EB/S Arcos Valdevez) acompanhados pelos professores Bruno Sousa e Paulo Rafael.

ARTES VISUAIS NO CONTEXTO ESCOLAR

A participação dos alunos do Curso de Artes Visuais nas atividades da Semana Aberta é meritória de destaque. Para além das atividades de âmbito Visual, alguns elementos do curso estiveram envolvidos em projetos musicais, ou performativos, para além da montagem de exposições, entre outras. Salienta-se a entrega, empenho e autonomia que estes alunos dedicaram aos seus projetos, que envolveram preparação antecipada, em grande medida, realizada para lá do tempo das aulas.

Desporto Escolar | Taça Desporto Escolar

Realizou-se pelo 4º ano a Taça Desporto Escolar em Viana do Castelo, uma iniciativa do Desporto Escolar para 2018/2019.
Este projecto visa potenciar o espírito de equipa e entreajuda sob o lema “ganha a turma, ganha a escola”.
A Taça Desporto Escolar é uma competição combinada que é disputada em 4 modalidades – andebol, basquetebol, atletismo e ténis de mesa.

Alunos do Agrupamento de Escolas de Valdevez premiados a nível do Concurso “Uma Aventura... Literária 2019”

Carolina Gomes, Eva Barreiro, Lara Silva, Liliana Ferreira e Matilde Fernandes do 6.º ano, turma G, da Escola Básica Padre Himalaya, Agrupamento de Escolas de Valdevez, obtiveram o 2.º Prémio, do 2.º ciclo de escolaridade, na modalidade de Crítica no Concurso “Uma Aventura... Literária 2019”. Estão de parabéns!
Na disciplina de Português, sob a orientação da professora Olga Sousa e após a leitura da obra «O diário secreto de Camila» de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, as alunas realizaram, em grupo, um texto critico sobre a mesma.
Os números falam por si e demonstram o enorme interesse que este Concurso continua a suscitar, uma vez que este ano, a Caminho recebeu 15152 trabalhos participantes no «Concurso Uma Aventura… Literária 2019».
De recordar que já em 2018, também a turma do 6.º ano da Escola Básica Padre Himalaya havia sido premiada com o 3.º lugar do 2.º ciclo, na modalidade de crítica.
Ficámos muito felizes com mais um prémio, mas o mais importante é incentivar a leitura, uma vez que a mesma influencia todos os aspetos da formação do ser humano, a sua formação intelectual e social.

A professora de Português: Olga Sousa

IMG 2618 1024x768

Desporto Escolar | Festa Futebol Feminino Nacional

Durante os dias 17 e 18 de Maio, a equipa feminina Sub 13 da EB/S de Arcos de Valdevez, participou na Festa do Futebol Feminino Nacional, no Jamor.
Após a primeira fase, onde se realizaram 3 jogos com os seguintes resultados:
- EB/S Arcos Valdevez 3-0 EB José Cardoso Pires;
- EB/S Arcos Valdevez 4-0 EB de Paredes;
- EB/S Arcos Valdevez 0-0 EB da Ilha do Pico.
Com estes resultados a nossa equipa Sub 13 foi apurada para as SEMIFINAIS.
O jogo da Semifinal foi disputado com o Agrupamento de Escolas de Arouca.....o cansaço era evidente, embora não "baixassem os braços"....não conseguiram ir à final (na final Arouca ganhou a taça...). Assim, a equipa da EB/S Arcos de Valdevez classificou-se num honroso 3º lugar, num universo de 15 equipas o que é de LOUVAR e APLAUDIR....
A equipa é constituída pelas alunas Margarida e Laura (5º ano); Ana Luísa, Inês Braga e Maria Emília (6ºC); Bárbara (7ºA); Andreia, Beatriz e Lara (7ºC); Gabriela e Eva (7ºE), acompanhadas pelo professor Manuel Araújo.
No final do dia ainda assistiram à Final da Taça de Portugal entre SL Benfica e Valadares Gaia FC.

Parabéns!!!

A Coordenadora do Desporto Escolar | Paula Brites Cunha

Feira Mostra - Feira das Profissões

Nos dias 2 e 3 de maio (quinta-feira e sexta-feira), o Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas de Valdevez, organizou, pelo segundo ano consecutivo, uma atividade no âmbito da Orientação para a Carreira direcionada aos alunos finalistas (9º e de 12º anos de escolaridade) do Agrupamento (AEV). Esta atividade faz parte do Programa de Orientação para a Carreira e contou com dois momentos distintos e complementares. No dia 2 de maio, entre as 09h:30-13h:00, decorreu a “Feira Mostra – Ofertas Educativas” que contou com a presença de diversas entidades interessadas em captar a atenção do público alvo, designadamente: 5 Universidades e Politécnicos públicos e 2 privadas; o Exército, a PSP, o CENFIM e o IEFP. Por esta via, os alunos finalistas do 12º ano tiveram a oportunidade de ficar a conhecer algumas das mais interessantes ofertas educativas e formativas disponíveis após a conclusão do ensino secundário. No dia 3 de maio, entre as 14h:30-17h:00, decorreu a “Feira das Profissões”, no Auditório do Bloco 5 da escola Sede, que contou com a presença de diversos profissionais convidados de diferentes áreas da atividade económica, designadamente: saúde, ensino, desporto, engenharia, artes, economia, administração, humanidades, forças militares e policiais e serviços. Ao todo, contamos com a presença de 42 convidados que procuraram esclarecer as dúvidas e falar dos contextos das suas profissões por forma a ajudar os alunos finalistas dos cursos profissionais e dos cursos científico-humanísticos do nosso Agrupamento a ponderar as áreas de formação e a considerar as melhores escolhas. Estas atividades do Programa de Orientação para a Carreira contemplam ainda um apoio estruturado em cinco sessões que visa auxiliar os alunos em fim de ciclo (abrangendo todas as turmas do 9º ano) e envolve mais de 200 alunos. O objetivo é apoiar os alunos na exploração e na tomada de decisão, por forma a estes fazerem escolhas mais conscientes e fundamentadas sobre as questões da carreira académica e profissional. A opção de trazer especialistas à escola resulta do facto de ser impossível levar todos os alunos a visitas a locais de trabalho associados ao leque de opções e de interesses tão díspares.
Mais uma vez, o feedback recebido da comunidade educativa e dos convidados presentes sobre este evento foi muito positivo e o objetivo foi alcançado na medida em que estes eventos se materializaram em momentos considerados como de grande significado e importância na vida destes jovens.
Um agradecimento especial aos parceiros e a todos que, entusiasticamente, colaboraram com o SPO.

Pela Equipa de Organização
SPO
(Tânia Sousa, Débora Gonçalves, Ana Alpuim)

Arcos de Valdevez, 07 de maio de 2019

Dia 2 de maio – Feira Mostra – Visita às Universidades

Dia 3 de maio – Feira das Profissões

 

Desporto Escolar | Campeonato Regional de Atletismo

Realizou-se no dia 11 de Maio o Campeonato Regional de Atletismo em Lousada.
O Agrupamento esteve presente com uma comitiva de 24 alunos acompanhados pelos professores Paula Brites Cunha e Ricardo Teixeira.

Pág. 1 de 2

Localizar

Está em... Home Notícias Itens filtrados por data: maio 2019