Feira Mostra – Ofertas Educativas

02 junho 2018

O Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas de Valdevez, organizou uma atividade, no dia 17 de Maio (Quinta-feira), no âmbito da Orientação para a Carreira, realizada para os alunos do Agrupamento de Escolas de Valdevez (AEV). Esta atividade decorreu em dois momentos, e foi direccionada para os nossos alunos de 9º e 12º ano de escolaridade.

img1 img2 img3

Na parte da manhã, estiveram presentes na Feira Mostra – Ofertas Educativas, entre as 09h:30-13h:00, diversas entidades de ensino superior (e.g. Universidades, Institutos Politécnicos, etc.) convidadas, cujo objetivo foi dar a conhecer aos alunos finalistas de 12º ano, as ofertas educativas, após conclusão do ensino secundário.

img4 img5

Na parte da tarde, e sendo uma novidade este ano letivo, organizou-se uma Feira das Profissões no Parque de Exposições, entre as 14h:30-17h:00, onde estiveram presentes diversos profissionais convidados, de diferentes áreas laborais e cursos finalistas do nosso Agrupamento. Esta atividade advém de um Programa de Orientação Escolar e Profissional (programa de apoio estruturado para auxiliar alunos em fim de ciclo, concretamente alunos do 3º ciclo), desenvolvido, anualmente, com todas as turmas do 9º ano do AEV, para apoio no âmbito da exploração e tomada de decisão, sobre a sua carreira escolar e/ou profissional.

img6 img7 img8

O objetivo desta atividade, na impossibilidade de levar todos os alunos (de 9º ano de escolaridade) a visitarem os locais de trabalho, trouxemos convidados ao contexto escolar com a finalidade de recriar um espaço próximo à realidade laboral, para que desse modo pudessem realizar uma exploração mais aprofundada sobre áreas de interesse, bem como, outras que desconhecessem.

Segundo o feedback recebido pela comunidade educativa, este foi um momento marcante e de grande relevância escolar e profissional, na vida dos nossos jovens alunos.

Agradecemos a colaboração de todos os envolvidos e parceiros, o qual sem eles não seria possível concretizar esta atividade.

Pela Equipa de Organização
SPO
(Débora Gonçalves e Tânia Sousa)

Está em... Home Notícias Feira Mostra – Ofertas Educativas