14.º Campeonato de Jogos Matemáticos

07 março 2018

Realizou-se durante os meses de janeiro e fevereiro o processo de seriação dos alunos que irão representar cada uma das escolas do nosso Agrupamento no 14.º Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM14), cuja final nacional ocorrerá no dia 16 de março de 2018, em Torres Vedras.

Os jogos em disputa são Semáforo, Gatos e Cães, Produto, Rastros, Avanço e Flume, distribuídos por ciclos de ensino. São jogos de tabuleiro para dois jogadores, nos quais o poder de raciocínio, abstração e concentração são os pilares fundamentais para o sucesso.Este processo começou com a realização de mini torneios em cada turma para apuramento de três alunos, mais precisamente um aluno para cada um dos três jogos destinados ao ciclo em que a turma se insere. Nesta fase participaram mais de 400 alunos, desde o 1.º ciclo ao ensino secundário.

Numa segunda fase, realizaram-se torneios por ciclo e jogo em cada uma das escolas participantes. Cada jogador defrontou cada um dos seus adversários pelo menos uma vez, o que fez com que a maioria dos alunos jogasse mais de 10 partidas. De realçar a competitividade entre os participantes, tendo-se notado um grande equilíbrio na prestação dos diversos elementos. Após disputas renhidas, foram apurados para representarem as escolas do nosso Agrupamento na fase nacional do Campeonato de Jogos Matemáticos, que decorrerá no próximo dia 16 de março, em Torres Vedras, os seguintes alunos:

1.º ciclo

Semáforo:Tomás Martim Fernandes Gouveia (3.ºC), Ruben Lima de Brito (3.ºE) e Martim Carvalhoso Soares (3.ºF)

Gatos & Cães:Mariana Alves Guimarães (4.ºA), Ema Esteves Gomes (4.ºE) e Carolina Lopes Sá Araújo (4.ºG)

Rastros: Leonardo Gonçalves de Brito (2.ºE), Isabel Luís Silva Barreira (4.ºB) e Beatriz Cunha Sousa (4.ºG)

2.º ciclo

Gatos & Cães: João Pedro Soares Dantas (5.ºC), Francisco Eduardo Rodrigues Pereira (6.ºE) e Gonçalo Costa Silva (6.ºF)

Rastros: Joana Costa Ferreira (6.ºC), Mateus Araújo Fernandes (6.ºE) e Rodrigo Mendes A. de Carvalho (6.ºF)

Produto: Inês de Sousa Braga (5.ºC), Daniel Amorim Barroso (5.ºF) e Matilde da Silva Pereira (6.ºE)

3.º ciclo

Rastros: Francisco Esteves (7ºD), Maria Fernandes Cunha (8.ºC) e Pedro Miguel de Sousa Amorim (8.º G)

Avanço: Vasco Samuel G. C. R. Baldé (9.ºA), Diogo André Barros Rodrigues (9.º E) e André Cerqueira Oliveira(9.ºF)

Produto: Dário Rodrigues Marques (8.º F), Chayanne Abreu Cerqueira (9.ºA) e Bruno Miguel Barros de Sá (9.ºF)

Secundário

Produto: Miguel de Sousa Braga (10.ºA)

Avanço: Ricardo Imperadeiro Ribeiro (12.ºB)

Flume: Rúben César Ferreira Lucas (12.ºB)

Agradecemos a participação de todos e prometemos novo campeonato escolar no próximo ano!! Bons treinos aos que ficam… boa sorte aos vencedores para a próxima etapa!!!

Em anexo, deixamos algumas fotografias dos torneios realizados, por ciclo e jogo, em cada uma das escolas.

A organização dos Jogos Matemáticos no Agrupamento

Está em... Home Notícias 14.º Campeonato de Jogos Matemáticos